Bem-vindo à i.nanoEnergy.

A i.nanoEnergy oferece um serviço de consultoria, design e prototipagem de soluções energéticas renováveis para alimentar pequenos aparelhos eléctricos.

A i.nanoEnergy participa no programa da Agência Espacial Europeia do Centro de Incubação de Empresas (ESA BIC) de Portugal.

Desenvolvemos micro- e nano-geradores feitos à medida, leves e flexíveis, capazes de converter energia ambiental desperdiçada em electricidade. As nossas soluções tecnológicas e inovadoras permitem aos utilizadores aproveitar diferenças de temperatura, movimentos e vibrações para alimentar pequenos dispositivos electrónicos, respondendo assim às necessidades actuais da Internet das Coisas (IoT).

Descobre mais sobre...

  • O NOSSO PROCESSO
  • A NOSSA EQUIPA
  • ANTIGOS MEMBROS
  • A Nossa História
  • 1.
    Consultoria

    Aproveitando o nosso conhecimento e formação em Ciências Físicas, a equipa i.nanoEnergy oferece às empresas de diversas áreas industriais a possibilidade de revolucionar os seus produtos, tornando-os fontes de energia portátil.

    2.
    Design

    Somos capazes de projectar e desenvolver geradores de energia portáteis específicos para um produto, criando assim a configuração mais apropriada para a aplicação desejada sem comprometer a eficiência do dispositivo.

    3.
    Prototipagem

    Temos à nossa disposição as melhores técnicas de fabricação e teste, possibilitando a produção de micro- e nano-geradores energéticos de alta qualidade, eficientes e competitivos.

  • João Ventura Fundador & CEO

    Doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 2006, João é actualmente o Vice-Presidente do Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP) e Vice-Presidente da Unidade de Micro e Nano-Fabricação da Universidade do Porto (CEMUP-MNTEC). É também Professor Convidado e membro do Comité Científico do Mestrado Integrado em Engenharia Física no Departamento de Física e Astronomia da FCUP.

    André Pereira Fundador & CTO

    Doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 2010, André é actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Física e Astronomia da FCUP, Investigador Auxiliar no Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP) e membro académico visitante do Imperial College de Londres, UK.

    Mariana Proença Fundadora & CMO

    Doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 2012, Mariana é Investigadora de Pós-doutoramento em Física no Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP) e no Instituto de Sistemas Optoelectrónicos e Microtecnologia da Universidade Politécnica de Madrid (ISOM-UPM), tendo-se especializado na fabricação e caracterização de materiais metálicos e isoladores por métodos de eletrodeposição e sol-gel.

    Cátia Rodrigues Desenvolvimento Técnico

    Cátia concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 2015, tendo-se especializado na produção e desenvolvimento de nanogeradores triboelétricos capazes de converter energia mecânica em energia elétrica. Actualmente fabrica e testa protótipos de geradores triboeléctricos que podem alimentar diversos componentes electrónicos.

    Manish Kumar Desenvolvimento Técnico

    Doutorado em Física pelo Indian Institute of Technology Delhi. Trabalhou no Inter University Accelerator Center, Nova Deli (2009-12), como Professor Assistente da Universidade Central de Rajasthan (2012-14) e como Pesquisador Sénior da Universidade Sungkyunkwan, Coreia do Sul (2014-17). Tem-se especializado na investigação em filmes finos, efeitos de interface de superfície, processos de plasma e nanomateriais para aplicações ópticas, energéticas e biológicas. Na i.nanoEnergy, está envolvido no desenvolvimento de novos nano-geradores para ambientes agressivos. É também director fundador da “Organização para a Ciência de Inovação e Investigação” da Índia.

  • Joel Puga Fundador

    Tendo concluído o Mestrado em Engenharia de Materiais na Universidade de Aveiro, Joel Puga foi Investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2015-2016, onde participou activamente na investigação, desenvolvimento e caracterização de dispositivos e materiais com aplicações tecnológicas na refrigeração magneto-calórica, nanogeração de energia e gestão térmica de dispositivos. Liderou também o desenvolvimento da tecnologia termoléctrica e triboeléctrica, fabricando e testando protótipos de microgeradores portáteis para a recuperação de energia térmica e mecânica desperdiçada.

    2014-2015

    Filipe e Miguel concluíram o Mestrado Integrado em Engenharia Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 2014, onde se especializaram nas áreas da nanotecnologia e nanofabricação. Foram ambos elementos fundadores da ideia de negócios i.nanoEnergy, criando e testando protótipos de geradores energéticos portáteis de aproveitamento de energias térmicas e mecânicas desperdiçadas. Filipe especializou-se na fabricação de nanoestructuras piezoeléctricas de óxido de zinco para posterior implementação em nanogeradores piezoeléctricos. Miguel desenvolveu a tecnologia termoeléctrica, criando e testando geradores energéticos utilizando nanomateriais de telureto de bismuto.

    2015-2016

    Pedro e José concluíram o Mestrado Integrado em Engenharia Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 2015. Pedro especializou-se em nanotecnologia, fotolitografia, e deposição e caracterização de materiais termoeléctricos. Durante a sua tese de mestrado, fabricou e caracterizou protótipos funcionais de dispositivos termoeléctricos flexíveis baseados em telureto de bismuto e telureto de antimónio. Actualmente é estudante de doutoramento na Universidad Autónoma de Madrid e investigador no Instituto de Microelectrónica de Madrid – CSIC. José especializou-se no desenvolvimento e caracterização de nanogeradores piezoeléctricos baseados em nanoestruturas de óxido de zinco e fluoreto de polivinilideno. Actualmente é estudante de doutoramento na Universidad Politécnica de Madrid ao abrigo do programa de inovação e desenvolvimento da União Europeia.

    2016-2017

    Alvita Žabaitė concluiu em 2016 a Licenciatura em Física Aplicada na Faculdade de Matemática e Ciências Naturais da Universidade Tecnológica de Kaunas (KTU, Lituânia). Especializou-se na análise das propriedades de filmes finos nanocompósitos (DLC:Ag) por espectroscopia elipsométrica no Instituto de Ciência dos Materiais (MMI, Lituânia). De Julho 2016 a Fevereiro 2017 foi estagiária de Erasmus+, automatizando e analisando dados relacionados com nanogeneradores triboelétricos usando o programa MATLAB GUI. Anastasia Pogrebnyak é estudante de Engenharia de Materiais no Instituto Técnico Georg Simon Ohm em Nueremberg, Alemanha. Durante o semestre de práticas, esteve na inanoE como uma estagiária de Erasmus+ (de Setembro 2016 a Janeiro 2017), onde construiu e testou nanogeradores termoelécticos e electromagnéticos.

  • 2014

    Com início em Fevereiro de 2014, o projecto nasce do sonho de aproximar o mundo científico da indústria nacional. A possibilidade de aplicar as capacidades e tecnologias inovadoras que se encontram a ser desenvolvidas pelos investigadores com vasta experiência era imperdível. Partindo do conhecimento obtido durante o último ano em investigação concebemos uma ideia de negócios. Com a participação no iUP25K, a i.nanoEnergy surgiu! A ideia levou-nos às finais deste concurso, mas não ficamos por aí. Com a formulação da ideia e do plano de negócios, este projecto foi agraciado com duas bolsas de empreendedorismo do IAPMEI permitindo aos fundadores iniciar uma fase de desenvolvimento tecnológico. Desde então vários avanços têm sido feitos no desenvolvimento dos primeiros protótipos, na criação de parcerias e na exposição do projecto. Apenas com um ano de existência, a i.nanoEnergy foi finalista em dois concursos de empreendedorismo, o iUP25k e o IDEup, obteve duas bolsas de apoio ao empreendedorismo, fez várias apresentações científicas em conferências internacionais (ANM 2014 e EDNANO 2014) e desenvolveu os primeiros protótipos funcionais já com vertente aplicável.

    2015

    Em 2015 a i.nanoEnergy participou na Escola de Startups da UPTEC (de Abril a Setembro), o que nos permitiu aprender mais sobre gestão, finanças e técnicas de pitch, e nos abriu as portas a novos investidores e parcerias. Em Maio de 2015 participámos também no ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócio da Europa em “tecnologia limpa”, na qual chegamos à final nacional. Finalmente, em Dezembro de 2015 criámos a Startup InanoEnergy – Consultoria, Design, Produção e Aplicação de Soluções Energéticas Renováveis, Lda., e incubámos na UPTEC. Desde Dezembro de 2015 participamos também no programa da Agência Espacial Europeia do Centro de Incubação de Empresas (ESA BIC) de Portugal, que irá até Dezembro de 2017.

    2016

    Durante o primeiro ano de incubação na UPTEC e de participação no programa da ESA BIC Portugal, a i.nanoEnergy desenvolveu dois protótipos de micro-/nano-geradores de energia eléctrica. Um deles utiliza a hibridização de duas tecnologias diferentes para gerar energia eléctrica enquanto se anda. O outro utiliza uma nova tecnologia com um desenho inovador (pedido de patente em processo) que serve para gerar energia com o movimento da água. Para além do desenvolvimento de protótipos, em 2016 a i.nanoEnergy participou no programa “Mentes que Brilham” do Porto Canal, fez várias entrevistas para a rádio, e esteve presente em vários eventos relacionados com a Energia e a Internet das Coisas (IoT), tais como Green Bussiness Week, Startupbootcamp Smart Transportation & Energy, Microsoft IoT Summit, UPTEC Non-Stop – Product Showroom, ESA Couture in Orbit e 2º Aniversário ESA BIC Portugal. A i.nanoEnergy foi também um dos semi-finalistas do concurso de empreendedorismo Acredita Portugal, acolheu duas estagiárias do programa de Erasmus+, e atraiu o interesse da Repsol para o desenvolvimento de mico-geradores em condições extremas.

Somos Especializados.

Possuímos capacidades de excelência em:

I&D

A i.nanoEnergy foca-se no desenvolvimento de novas soluções e tecnologias utilizando conceitos inovadores e investigação científica de topo.

Desenvolvimento de Materiais

Possuímos uma elevada capacidade de utilização de diversos materiais e funcionalização dos mesmos, tendo à nossa disposição tecnologia de topo para a produção e manipulação de micro- e nano-dispositivos.

Conversão Energética

A i.nanoEnergy possui conhecimento avançado em materiais com propriedades intrínsecas de conversão energética, aplicando estes de forma revolucionária na geração portátil.

Fabricação

O nosso objectivo máximo é a fabricação de dispositivos flexíveis de alta eficiência proporcionando maior autonomia e liberdade energética aos utilizadores.

  • All
  • Protótipos
  • Projectos

IDEup

Projectos

Protótipos

Protótipos

iUP25k

Projectos

Caixa de Teste

Protótipos

Prova de Conceito

Protótipos

Protótipo termoeléctrico

Protótipos

Notícias.

Acompanha os avanços da InanoE

  • Anúncio de Emprego

    November 14, 2017Read More
  • VENCEDORES DA COMPETIÇÃO SPLASH INNOVATION STAGE

    September 28, 2017Read More
  • Prémio da Repsol

    September 21, 2017Read More
  • Apresentação da InanoEnergy à Efacec

    July 24, 2017Read More
  • InanoEnergy no Cidade+

    July 24, 2017Read More
  • Spin-off da Universidade do Porto

    June 7, 2017Read More
  • Oferta de emprego

    April 15, 2017Read More
  • Projecto Europeu Aprovado

    April 15, 2017Read More
  • Vídeo da inanoE – ESA BIC Portugal

    March 30, 2017Read More
  • Conhece as pessoas envolvidas no ESA BIC Portugal

    December 9, 2016Read More
  • Participação na iniciativa da ESA: Couture in Orbit

    May 23, 2016Read More
  • A i.nanoE no Porto Canal

    February 12, 2016Read More
  • A i.nanoE nos jornais em Janeiro

    February 12, 2016Read More
  • A i.nanoE na Newsletter de Dezembro da UPTEC

    January 14, 2016Read More
  • A i.nanoE na Semana Global do Empreendedorismo

    November 27, 2015Read More
  • A i.nanoE no 1º Aniversário da ESA BIC Portugal

    November 26, 2015Read More
  • A i.nanoE na EXPOVAL 2015

    October 1, 2015Read More
  • Perfil da i.nanoE no F6S – Rede de Startups

    May 26, 2015Read More
  • i.nanoE no Público

    May 15, 2015Read More
  • Escola de Startups patrocinada pela UPTEC

    May 6, 2015Read More
  • Climate Launchpad 2-Day Boot Camp na FCT-UNL, Lisboa

    May 6, 2015Read More
  • i.nanoE representou a U.Porto no México, em competições do SPIN 2014

    March 23, 2015Read More
  • Avanços em Protótipos

    March 4, 2015Read More
Ver todas as notícias
 

Contactos

  • Sede
    UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto
    Rua Alfredo Allen 455/461,
    4200-135 Porto, Portugal

    Laboratórios
    Departamento de Física e Astronomia,
    Faculdade de Ciências, Universidade do Porto,
    Rua do Campo Alegre 687,
    4169-007 Porto, Portugal
  • Email
    team.inanoe@gmail.com

Comunica. Deixa-nos a tua mensagem.

Send
 
Reset
 

Agradecemos a sua mensagem.

* Please fill all fields correctly.